PROJETO: LAVACAR

TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL - 5º SEMESTRE

 

 

 

EQUIPE

A equipe responsável pelo projeto foi formada por:

 

 

Rafael Vicente Thomaz RA: 06031193
Rodrigo Masiero Pavão RA: 04030232
Rubens A. Bosco Júnior RA: 06030541
Thiago Rodrigo França RA: 06030860
Carlos Alberto Rossetto RA: 03031156

 

 

 

 

Unisal, 2008

 

OBJETIVO

 

O objetivo do projeto é desenvolver um protótipo funcional de um lavador para automóveis utilizando Interface com o usuário desenvolvida em Visual Basic e programação de Microcontrolador utilizando linguagem C.

Em um plano geral, o projeto simula parte de uma linha de montagem de um automóvel, sendo que haverá um grupo responsável por cada etapa, desde a colocação do chassi na esteira e a inserção das rodas, motor, bancos, etc, até a lavagem, secagem e apresentação do mesmo.

Durante a lavagem, tema de nosso trabalho, nos prontificamos a desenvolver um protótipo móvel com rolos de lavagem, água e sabão, bem próximo à um lavador de carros como os utilizados em Postos de Combustíveis.

A movimentação é realizada pelo lavador e não pelo carro durante o processo, e isso se tornou o maior impecilho, além da interface entre Hardware e Software, porém estas etapas foram superadas e estão descritas neste trabalho.

 

Foto do protótipo do Lavador durante a montagem.

 

 

HARDWARE

 

 Para a montagem do projeto utilizamos a estrutura mecânica de uma impressora matricial de agulhas pois possuia comprimento e largura equivalentes aos do planejado para realização do trabalho, além de se tratar de um equipamento que desenvolve movimentos parecidos com o que precisamos para efetuar a lavagem do carrinho.

Impressora matricial de agulhas utilizada para retirada do conjunto mecânico

 

Da estrutura mecânica da impressora utilizamos além dos seus eixos, o motor do carro de impressão, correia, o próprio carro de impressão, polia da correia, sensores óptico e mecânico, cabos flexíveis e re-utilizamos componentes da placa.

Para a montagem da estrutura, utilizamos tubos de PVC e seus respectivos encaixes com o objetivo de montar uma estrutura em duas partes, uma para ser posicionada abaixo da esteira e outra acima, fixada nesta, com toda mecânica já previamente montada, como na figura abaixo:

Início da montagem do protótipo

 

Realizamos a montagem dos estágios atendendo às medidas da esteira (90cm de altura x 24 cm de largura x 6 cm entre o lado superior e o inferior da esteira). Para visualizar um dos primeiros testes realizados na estrutura acesse o link: Montagem: primeiros movimentos do projeto LavaCar.

A placa de controle possui um Display com o qual podemos visualizar a configuração local, sendo que o supervisório fica responsável pelo envio dos comandos básicos mas o microcontrolador efetuar o controle local do processo.

Após a montagem da estrutura, através dos testes percebemos a necessidade de montar uma caixa ao redor do lavador para conter a água durante o processo de lavagem, sendo assim, foi montada uma caixa em acrílico e um suporte externo para o display também neste mesmo material, podemos visualizá-la no seguinte vídeo: Projeto Lavacar Pronto: Teste Final.

 

 

 

ESQUEMA ELÉTRICO

 

Esquema elétrico da placa, o Microcontrolador AT Mega8, o circuito de acionamento e controle dos motores (3) e sensores (um óptico e um mecânico).

Alguns componentes como os TIP120, diodos e conectores foram re-aproveitados da própria placa da impressora.

 

 

 

 

 

 

 

FOTO DA PLACA

 

Abaixo a foto da placa confeccionada para o controle geral do Hardware:

 

Placa controladora.

 

 

CUSTO

 

O custo total do projeto está descrito abaixo:

 

Total geral: R$189,09.

 

 

 

 

 

 

 

SOFTWARE

 

A programação do Microcontrolador foi totalmente desenvolvida através de linguagem C, utilizando a ferramenta AVR Studio.

Para efetuar o download da programação do microcontrolador clique aqui e baixe-a do site do professor.

 

 

SUPERVISÓRIO

 

Através de uma interface desenvolvida em Visual Basic, é possível efetuar o controle local do dispositivo de lavagem configurando a velocidade desejada ou quais processos devem ser executados.

Existe outra opção de controle, a automática, a qual depende dos sinais enviados por um Supervisório Central para iniciar o processo de lavagem completo.

Para efetuar o download do programa "Lavador 1.5" completo, clique aqui e baixe-o do site do professor.

Supervisório local para controle do Lavador.

 

 

FOTOS E VÍDEOS 

 

Diversos momentos foram registrados em vídeos e fotos durante a montagem do projeto, abaixo listamos alguns, de acordo com o seu desenvolvimento:

Clique aqui para abrir a página de vídeos do projeto Lavacar no Youtube ou abra o seguinte endereço: www.br.youtube.com/user/gten3b.

 

Início do projeto, montagem dos eixos e do mecanismo móvel de lavagem.

Montagem da estrutura em PVC.

Furação e marcações para montagem dos rolos de lavagem.

Montagem da placa eletrônica de controle.

Estrutura superior do lavador.

Montagem da estrutura inferior.

Primeiros testes.

Galões com as respectivas bombas instaladas e os roletes de lavagem.

Gravação do Microcontrolador.

Montagem da proteção acrílica, bombas e fonte de alimentação.

Ajuste das Bombas e mangueiras.

Testes práticos utilizando água.

Simulação do Supervisório Local iniciando à partir do Supervisório Central.

Finalização da estrutura acrílica, colocação da bandeja para água descartada.

Estrutura pronta para simulações finais.

Simulando a lavagem.

Montagem de suporte externo para o Display.

Galões e bombas para água e sabão, entre eles, a fonte de alimentação.

Suporte do Display pronto.

Projeto LavaCar finalizado.

 

 

 

 

 

 

 

DIFICULDADES ENCONTRADAS

 

Durante a elaboração e montagem do projeto encontramos diversas dificuldades, procuramos destacar abaixo as principais:

- O início do planejamento para projeto foi bastante controverso, pois várias idéias foram trazidas por cada integrante, sendo que a definição foi sendo feita de acordo com o andamento do projeto;

- A busca por uma impressora ou outro equipamento que proporcionasse a estrutura básica para montagem do mecanismo de lavagem, e que estivesse em boas condições;

- Montagem dos sensores, colocação da placa de controle, galões, fonte de alimentação, mangueiras e motores na estrutura em PVC.

- Como montar os rolos para lavagem;

- Programação do Microcontrolador, linhas de comando a serem utilizadas e ajuste de tempo;

- Montar a estrutura em PVC de forma precisa, para que os eixos metálicos utilizados permanecessem paralelos pois qualquer desvio causaria problemas como o travamento do mecanismo ou uma sobre-carga para o motor;

- Escolha e compra de bombas de água que atendessem às necessidades;

- A utilização de somente um motor para os rolos de lavagem não foi possível, sendo posteriormente substituído por dois motores menores que atingissem a velocidade necessária;

- Furação das mangueiras de água e de sabão e seus alinhamentos para proporcionar uma distribuição homogênea sobre o carro a ser lavado;

- Corte do acrílico para montagem da caixa de retenção para água;

- Programação em Visual Basic para o Supervisório local, ajuste de tempo, criação das rotinas para cada estágio da lavagem;

- Montagem da placa de controle e escolha dos componentes a serem utilizados;

- Busca por soluções de baixo custo em todas etapas da montagem do projeto;

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

O projeto, como outros desenvolvidos durante o curso foi de enorme valia para todos do grupo, trouxe além de conhecimento prático, grande experiência de trabalho em grupo, porém este de forma mais ampla, por constituir um trabalho conjunto entre duas disciplinas com exigências e especificações bem definidas.

A participação da equipe foi determinante e fez com que o trabalho progredisse contínuamente, com todos contribuindo com idéias, com mão de obra e com suas experiÊncias próprias, constituindo e enriquecendo o projeto.

Muitas dificuldades foram encontradas e primeiramente tentamos buscar no próprio grupo de trabalho as respostas necessárias antes de procurar pelos professores das disciplinas abrangidas ou por outros professores.

Aproveitamos para agradecer aos professores Gale, Wlamir e Celso pela ajuda e contribuição para o sucesso deste trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONTATO

 

Abaixo o e-mail de cada integrante da Equipe para contato:

 

- Carlos Alberto Rossetto: beto_rossetto@yahoo.com.br

- Rafael Vicente Thomaz: rafaelvthomaz@yahoo.com.br

- Rodrigo Masiero Pavão: rodrigompavao@yahoo.com.br

- Rubens A. Bosco Júnior: rubensvt@uol.com.br

- Thiago Rodrigo França: thiago.franca@yahoo.com.br